a influência da cena punk em washington nas questões sociais e políticas

Breve Visao de uma Cena Musical que definiu o conceito do D.I.Y.

silvio

Criado em: 29/12/2024

Em 1980 Washington enfrentava problemas políticos que deu sentido para os pensamentos e ações da cena punk que surgia. Haviam problemas sociais que levantavam questões onde algumas pessoas mais velhas tinham preguiça de entender, só mesmo uma juventude inteligente conseguiria bater de frente e apontar na cara assuntos como:


  • Mesmo sendo enorme a população de negros, Washington ainda sofria com segregação racial.
  • Corrupção que fez a fama da cidade chamada de “império do mal”.
  • Aquele conservadorismo EXTREMO \o/.


Com isso o movimento punk da região levantou uma bandeira de questionamentos sobre o estado e criou ideologias de vida positivas para surrar esse conservadorismo insano que vivia os EUA.




Flyer do show do Fugazi na Casa Branca

Dentro do manifesto punk nasce o pensamento Positive Force. Foi um movimento que organizava eventos para invadir os laboratórios de fabricação de bombas nucleares :o dos EUA.

Fugazi foi uma das grandes bandas da cena liderada por Ian MacKaye que simplesmente em um ato incrível de protesto tocaram em frente a casa branca no mesmo dia em que o governo dos EUA jogava BOMBAS em Bagdá.




Kathleen Hanna — Bikini Kill

O positive force também invadia setores corporativos para impedir os lobbys ilegais e manifestações em departamentos químicos ligados a produção de bombas.

Também teve espaço para o movimento Riot grrrl de bandas como Bikini Kill e Babes in Toyland que através do punk elas lutavam pelos direitos da mulher. Esse movimento se tornou um meio influente para informar e orientar as mulheres sobre os seus direitos.


O fato desse movimento nascer é em resposta a cultura conservadorista opressora, onde quem não se enquadrasse no esteriótipo de jovem capitalista não tinha moral. O Straight Edge cultua a liberdade de escolha e incentiva ideias Anti Drogas, Anti Álcool e protestos contra o consumo e produção de carne animal.

Alguns de seus pensamentos são muito relevantes indo contra o muro que era o conservadorismo na sociedade tomando attitudes radicais, diria eu muito positivas mentalmente e fisicamente para o ser humano.


X na mão representa o Straight Edge

Já posso começar citando Ian Mckaye, que diferente da “violência” que o punk britânico se propunha, ele conseguia expor todo o seu ativismo com muito AMOOR e me orgulho em falar que o brasil adota sua filosofia DIY (DO It Yourself) desde 90’s funcionando até os dias hoje.

Ian Mckaye

Do it Yourself (faça vocÊ MEsmo) consiste em uma ideologia totalmente independente na produção de uma banda, essa linha é longe de gravadoras, fez o Fugazi decolar tendo o sucesso comparado a de uma banda mainstream.

Henry ROllins foi fundador e vocalista do Black Flag, é um grande ativista em causas sociais e participou de campanha Politicas defendendo a comunidade LGBT.

Henry Rollins

Na minha opinião de merda a diferença entra a cena punk de Washington e a britânica estão em seus ideais, onde a cena do Reino Unido tendia a ser mais anárquica e agressiva e em Wash focada na luta pela igualdade social contra o governo.

O engajamento de Ian Mckaye para a ideologia do Do it Yourself foi tão forte que se repassou mundialmente, eu posso dizer que vivo ela dentro da cena musical da minha cidade e sei que muitos outros também compartilham dessa ideologia ao redor do mundo.

Minor Threat

Saiba mais sobre o Positive Force http://www.positiveforcedc.org/

Ian MacKay fundou Minor Threat e Fugazi, que são bandas importantes dessa cena, mas a minha escolha pra vcs ouvirem é o Embrace!!! Também trabalho de MacKaye e pra mim é a mais querida. ❤